Política
Esquerda já pediu fechamento do STF e criticou a Corte

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu na noite desta quinta-feira (18) por 364 votos contra 130, pela manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar foi preso por ordem do ministro Alexandre de Morais, na noite desta terça-feira (16) e no dia 17, a Corte decidiu por unanimidade manter a prisão do congressista.
A sua prisão se deu após o parlamentar divulgar um vídeo com críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O congressista ocupou os holofotes nesta semana devido às críticas que fez aos ministros do Supremo, e em consequência a Câmara dos Deputados decidiu por referendar a decisão da Suprema Corte.
No passado, parlamentares, um ex-presidente e ex-congressistas de oposição fizeram o mesmo que Silveira fez, e alguns até defenderam o fechamento da Corte. No entanto, não foram punidos por isso. Relembre as principais falas.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
- VEJA TAMBÉM:
- Por unanimidade, STF mantém prisão de Daniel Silveira.
- Deputado Freixo é flagrado sem máscara e aglomerando com amigos em praia do Rio
- Imunidade pós-vacina pode demorar semanas, dizem especialistas
- Flordelis finalmente confessa, diz que o culpado é Anderson e não vai fazer mais homenagem para ele
- Filha diz que enfermeira fingiu ter vacinado idosa contra Covid
LULA

“Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um STJ totalmente acovardado. Um Parlamento totalmente acovardado. Somente nos últimos tempos que o PT e o PCdoB começaram a brigar. Temos um presidente da Câmara e do Senado fudi***. Não sei quantos parlamentares ameaçados.” (Lula, em conversa por telefone com a então presidente Dilma Rousseff, em 2016)
WADIH DAMOUS

“Nós temos que redesenhar o Poder Judiciário e o papel do STF. Tem que fechar o STF. Temos que criar uma Corte Constitucional com seus membros detentores de mandato. Evitar que gente como Roberto Barroso tenha o poder de ditar os números do processo eleitoral, da escolha popular e da democracia brasileira.” (Wadih Damous, ex-deputado petista, em vídeo publicado em 2018)
ZÉ DIRCEU

“O problema é que o STF, não sei nem o porquê desse nome. Tinha que tirar todos os poderes de Supremo, deixar só Corte Constitucional. Depois que Judiciário não é poder da República. Só existem dois poderes eleitos, que têm soberania popular: Legislativo e Executivo. O Judiciário é um órgão.” (Zé Dirceu, ex-ministro petista, em entrevista publicada no site 180 Graus).
ROBERTO REQUIÃO

“A prisão de Lula é um biombo para esconder a entrega do petróleo, do sistema elétrico, dos direitos dos trabalhadores, da aposentadoria, da Embraer, da Eletrobras. É o fim do estado social no Brasil. Ou o Supremo manda soltar o Lula, ou o Supremo não existe mais. Com o fim do Supremo, acaba também o Congresso Nacional.” (Roberto Requião, ex-senador do MDB, em pronunciamento no Senado em 2018)

