Conecte-se conosco

Coronavirus

Números oficiais de Covid-19 são bem menores que os divulgados na imprensa

Imprensa mostra mais óbitos por Covid-19 do que os cartórios

Publicado

em

De acordo com dados divulgados pelo portal de Transparência do Registro Civil, plataforma onde cartórios de todo o país disponibilizam informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, os registros sobre a Covid-19 são bem menos “assustadores” do que tem sido divulgado pelo chamado “consórcio de veículos de imprensa” que integra grupos de comunicação como a Folha, Globo e Estadão.

Os números oficiais, disponíveis no portal da Transparência do Registro Civil, apontam, por exemplo, que o pico de óbitos da pandemia, baseado na chamada média móvel, a mesma que tem sido utilizada pelos veículos para corrigir distorções como fins de semana e feriados, já teria acontecido no mês de maio, quando esse número chegou a 934 mortes por dia. Desde então, a curva média é descendente e fechou a segunda-feira (20) em 304, resultado 71% menor que as 1.047 mortes apontadas pelos veículos de comunicação.

Outro erro cometido pelos veículos é a quantidade de mortes diárias. Os números não batem com os oficiais. Com bastante frequência, os órgãos de imprensa apontam que o país registrou mais de mil mortes em um único dia, com o dado levando em conta, porém, o dia em que as mortes foram registradas. Na análise dos cartórios, que leva em conta a data do óbito propriamente dito, esse número não ultrapassou nenhuma vez as mil mortes, o resultado mais próximo foi de 975 mortes registradas no dia 25 de maio.

RESPOSTA DE UM JORNALISTA "IMBECIL" PARA UM "SUPREMO MINISTRO" DO STF.

Quando os números são divididos em dados locais, o resultado também diverge do apresentado pelos veículos de imprensa. Em São Paulo, por exemplo, onde o consórcio aponta até esta terça-feira (21) uma média móvel de 269 mortes, os números cartoriais estão em 69. No Rio de Janeiro, onde a média oficial dos cartórios está em 39, a média publicada nos portais está em 98.

É fato que a diferença pode ser caracterizada pelo fato de que algumas mortes ainda não foram registradas oficialmente. Porém, como os cartórios incluem tanto os óbitos confirmados quanto os suspeitos de Covid, não é de se esperar que esse número varie tanto e ultrapasse a diferença entre o quantitativo divulgado pela imprensa e o total cartorial, que é cerca de 60% menor.

Deixe o seu comentário:

Copyright © 2019 Veja Aqui Agora | O que Você Quer Saber Acontece Aqui |

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,500,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();

Receba Nossas Notícias